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sexta-feira, 16 de abril de 2010

Um projeto de escola

PROJETO RECICLAGEM – UM PROJETO DE ESCOLA

Reciclar significa submeter uma substância a um tratamento para alterar suas propriedades ou aproveitar melhor seu rendimento. É o caso do vidro, do alumínio, do plástico e do papel, que embalam diferentes produtos. Hoje, apesar de todo conhecimento tecnológico e de toda a informação que é veiculada pelos diferentes canais de comunicação à sociedade, pouco se tem feito para que o saber acumulado possibilite a reciclagem dos materiais em prol do planeta e de melhores condições de vida no futuro para a humanidade. Reaproveitar esses materiais poupa a natureza. É que para fabricá-los o homem interfere no meio ambiente, portanto quanto mais a sociedade reaproveitar estes materiais, menos agride a natureza. A reciclagem depende da coleta seletiva de lixo e essa coleta depende de condições mínimas de separação, como por exemplo separar o lixo orgânico do lixo reciclável. No caso do vidro, 100% dele pode ser reciclado, todo vidro usado pode virar novo. Em relação ao papel, a maior parte dele vem dos eucaliptos. Cada tonelada desse material reciclado poupa 17 árvores. Há companhias que compram papéis usados de catadores e empresas especializadas. Esse papel pode virar caixa de pasta de dente, de sapatos ou capa de cadernos por exemplo. Mas onde entra a Escola nesse contexto? A Escola tem um importante papel. Primeiro porque ela está diretamente ligada a formação das crianças e jovens que serão os futuros usuários e responsáveis pelas intervenções sociais, culturais, científicas entre outras do nosso planeta e da sociedade como um todo; segundo porque é nela que podem se disseminar, por ser um espaço privilegiado de construção do conhecimento, as reflexões, discussões e experiências alternativas de transformação de uma vida humana com mais qualidade. A Escola deve ser, com certeza, o lugar onde devemos iniciar essa consciência planetária de nossos alunos, ser a responsável por projetos que vão muito além de seus muros, mas sim que atinjam o bairro, a cidade, o país. Deve ser o exemplo do que é possível fazer, com ações simples, diárias, comprometidas, de engajamento social, de pertencimento, no individual como no coletivo, em relação a esse planeta que pede “socorro” a todos nós.

Nanci Venâncio - educadora

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